Consultor - Bonsjobs

Consultor

 


A Associação PROGRESSO pretende contratar um (1) Consultor para a Documentação do Conhecimento e Aprendizagem produzido pela PROGRESSO ao longo dos 30 anos de existência.

Localização: Maputo, Cabo Delgado, Niassa, Zambezia, Nampula e Tete

Introdução

A Associação PROGRESSO é uma das organizações mais antigas da Sociedade Civil moçambicana. Foi criada a 6 de Março de 1991, como uma pessoa colectiva de utilidade pública, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e reconhecida pelo Ministério da Justiça em 28 de Março de 1992.

A Missão da PROGRESSO é aproveitar melhor as oportunidades para que os membros das comunidades de base, especialmente mulheres, jovens e crianças com prioridade para as províncias de Cabo Delgado e Niassa, desenvolvam a sua capacidade de intervenção para melhorar os seus níveis de vida.

A Visão da PROGRESSO é contribuir para a criação de uma sociedade democrática de justiça social, entendendo-se que essa sociedade é aquela em que: (a) Os cidadãos são iguais perante a lei, independentemente da sua cor, religião e sexo; (b) As necessidades básicas de todos são satisfeitas; (c) Há equidade nas oportunidades de acesso aos recursos; (d) Há oportunidades iguais para participar no desenvolvimento do país.

Os Valores que orientam a actuação da PROGRESSO são os que se descrevem e que são, também, características desejáveis dos indivíduos e grupos que de alguma forma se associam à organização: (a) Valorização do conhecimento local e do saber da comunidade; (b) Valorização dos recursos naturais e participação da população no maneio do ambiente; (c) Valorização da participação das comunidades de base em todas as actividades, desde a fase de identificação à fiscalização; (d) Participação dos membros na gestão da organização.

A Associação PROGRESSO tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e cultural do país, melhorando as condições de vida das camadas menos favorecidas da população moçambicana e aumento da sua capacidade de intervenção e de gestão em conformidade com os seus valores sociais e culturais.

Ancorada na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e nas prioridades dos sectores de educação e saúde, a estratégia da PROGRESSO para o Programa de Desenvolvimento 2021-2024 é ajudar o país a alcançar o desenvolvimento sustentável, erradicando a pobreza em todas as suas formas e dimensões, acelerando as transformações estruturais para o desenvolvimento sustentável e criando resiliência a crises e choques.

Segundo Kolb (1984[1]), “A aprendizagem é o processo pelo qual o conhecimento é criado através da transformação da experiência”. Neste prisma, a Progresso está actualmente a trabalhar nas Províncias de Maputo, Cabo Delgado, Niassa, Zambezia, Nampula e Tete, abrangendo as áreas de Educação, Saúde, Cidadania e temas transversais, oferecendo uma oportunidade de aprendizagem.

Objetivos

Objectivo Geral

O objectivo geral da consultoria é produzir um documento sobre a gestão do conhecimento da PROGRESSO, que consiste em registrar a experiência ao longo dos seus anos de existência, materiais produzidos, mudanças alcançadas, liçoes aprendidas, modelos experimentados com sucesso e histórias de mudança.

Objectivos Específicos

  • Descrever a experiência ao longo dos seus anos de existência;
  • Identificar e descrever as mudanças alcançadas, liçoes aprendidas, modelos experimentados com sucesso e histórias de mudança.

Processo de Documentação do Conhecimento e da Aprendizagem

O processo de documentação de conhecimento e aprendizagem passa por enquadrar o esboço da necessidade de documentação, revisão das documentações existentes feitas nas intervenções da PROGRESSO, coleta de dados de campo para informações sobre os resultados, análise, reflexão e síntese e documentação.

Enquadrando o esboço da necessidade de documentação: O processo de documentação de conhecimento e aprendizagem começa com a identificação das áreas que queremos documentar, isto é, desenvolvimento comunitário, particularmente nas zonas rurais com destaque para os sectores de educação, saúde e cidadania. O documento deve refletir as respostas das seguintes perguntas e precisa ser planejado de acordo com o objectivo a atingir e as fontes de informação a utilizar. Isso pode implicar em refazer a modalidade de colecta de informações e no volume de informações a serem coletadas no campo tais como:

  • Que objectivos norteiaram as  intervenções de desenvolvimento comunitário, com destaque para  educação, saúde e Cidadania implementadas pela PROGRESSO?
  • Reflectir e documentar os contextos (nacionais e internacionais) em que a Progresso trabalhou e como estes contextos influenciaram o trabalho da organização;
  • Que grupos  populacionais beneficiaram  das intervenções da PROGRESSO?
  • Refletir e documentar o caminho escolhido pela Progresso para a execucão das sua intervenções.
  • Quais fatores de sustentabilidade foram considerados nos projectos implementados pela PROGRESSO e o que precisa ser feito para garantir a sustentabilidade de longo prazo?
  • Quais são as questões e desafios enfrentados na implementação de intervenções de desenvolvimento comunitário?
  • Quais são as principais lições aprendidas e as melhores práticas que a PROGRESSO experimentou até agora?
  • Até que ponto as abordagens e estratégias produziram os resultados previstos , em particular nas áreas de educação, saúde e Cidadania?
  • Reflectir sobre a relevância e o impacto das intervençoes da PROGRESSO.
  • Quais foram as estratégias adoptadas pela PROGRESSO na colaboração com órgãos governamentais locais, provinciais e nacionais e outras partes interessadas para executar as intervenções de desenvolvimento na área de educação, saúde e Cidadania?
  • Quais foram as estratégias adoptadas pela PROGRESSO na colaboração com parceiros internacionais e financiadores das suas intervenções.
  • O nível de eficiência e eficácia dos projectos implementados pela PROGRESSO?
  • Quais foram as estratégias adoptadas pela PROGRESSO na colaboração com parceiros internacionais e financiadores das suas intervenções.

Espera-se que o consultor prepare uma matriz explicando as informações existentes na documentação atualmente disponível e que precisam ser exploradas, incluídas no relatório inicial.

Revisão de documentação existente: como a PROGRESSO está a implementar as actividades há 30 anos, já existe uma riqueza de informações em diferentes formas, incluindo conceitos, abordagens, estudos, cadeia de resultados, estratégias, histórias de sucessos, banco de dados, etc. Isso pode estar nos formulários publicados, nos relatórios de progresso, relatórios de monitoria, relatórios de consultores, etc. As informações disponíveis orientarão sobre as informações adicionais necessárias e o volume de trabalho de campo necessário. O consultor deve revisar a documentação produzido pela PROGRESSO desde a sua criação até aos dias de hoje.

Avaliação da necessidade de dados adicionais: Com base no volume de informações disponíveis, precisamos avaliar o tipo de dados adicionais necessários para compreender nossos objetivos de aprendizagem e de geração de conhecimento. Workshops interativos envolvendo partes interessadas, funcionários-chaves, membros da PROGRESSO e beneficiários são importantes para um entendimento comum e contribuição no processo geral. Trabalho de campo para dados adicionais necessários – consultor e equipe relevante. Workshops interativos para gerar conhecimento entre funcionários e beneficiários (geração de conteúdo, validação do conhecimento existente). Os participantes irão variar dependendo do tópico para documentação.

  • Análise de dados, reflexão e síntese: Uma vez recolhidos os dados do terreno e dos relatórios existentes, devem ser analisados e sintetizados. A geração de conhecimento é uma das principais tarefas nesta etapa.
  • Documentação e publicação: Após a análise, as informações são bem documentadas. O documento deve ser conciso, coerente, lógico, de fácil leitura.

Metodologia e Quadro de Actividades

O/os Consultor/es deverá/ão adoptar uma metodologia participativa, de estreita colaboração e discussão com os stakeholders, não só de modo a assegurar a transferência de conhecimentos e competências, como também, para garantir que o Relatório Final reflita as aprendizagens e aspirações da Progresso nos últimos 30 anos. A participação inclusiva de todos os actores relevantes é particularmente relevante tendo em conta o contexto e os objectivos da PROGRESSO.

Quadro de Actividades

Para a realização desta consultoria, a PROGRESSO propõe o seguinte quadro de actividades:

Fase 1: Desk Review e reuniões iniciais com a PROGRESSO, partilha de documentos relevantes do projecto,

O/os Consultor/es irá/ão proceder a:

  1. Recolha de todos os documentos institucionais e dos projectos;
  2. Identificar e estabelecer contactos iniciais a lista dos interlocutores relevantes, incluindo stakeholders e beneficiários das intervenções de desenvolvimento comunitário da PROGRESSO.

Fase 2: Relatório Inicial (Inception Report).

O/os Consultor/es está/ão incumbido/s da preparação e apresentação do relatório inicial (“inception report”) à PROGRESSO. Este relatório deverá conter: (1) uma análise das informações obtidas através da recolha documental; (2) uma narrativa sobre a metodologia a ser adoptada na recolha de dados quantitativos e qualitativos, assim como nas consultas com os stakeholders; (3) um plano de trabalho que defina as actividades e como estas contribuem para atingir os produtos identificados; (4) as ferramentas e instrumentos a usar na Fase 3. Se for o caso disso, o relatório inicial deverá ainda identificar as garantias para preservar a confidencialidade da informação obtida.

O relatório inicial deverá incluir:

Uma lista das pessoas consultadas na Fase 1;

  • Cópias da informação recolhida e outra documentação relevante;
  • Uma análise das informações obtidas durante a desk review e reuniões iniciais;
  • Proposta de metodologia, incluindo os instrumentos e ferramentas a usar;
  • Plano de trabalho.

Fase 3: Recolha de dados quantitativos e qualitativos

A recolha de dados deverá ser feita através da realização das entrevistas aos colaboradores da PROGRESSO e entrevistas individuais com os stakeholders e / ou através de meios alternativos para obter a informação. Toda informação recolhida deve ser lançada numa base de dados para permitir tratamento e análise da informação sistemático e futura partilha com a PROGRESSO.

Fase 4: Redacção da primeira versão do Documento sobre o Conhecimento e Aprendizagem produzido pela PROGRESSO

A primeira versão do Relatório deverá incluir (não necessariamente nesta ordem):

  • Resultados da recolha de dados quantitativos, qualitativos e análise;
  • Principais conclusões e recomendações;
  • Acções futuras (incluindo questões que devem ser consideradas).

Fase 5: Workshop com os Stakeholders.

O primeiro workshop destina-se a proporcionar aos stakeholders a oportunidade de participarem e de contribuírem para a melhoria da primeira versão do Documento sobre o Conhecimento e Aprendizagem produzido pela PROGRESSO.

Fase 6: Finalizar o Documento sobre o Conhecimento e Aprendizagem produzido pela PROGRESSO  (VER A SECÇÃO DE ORIENTAÇÕES).

  • Implementação e Produtos Esperados

O processo de elaboração do Relatório, deverá ficar concluído 45 dias após a assinatura de contrato com o/os Consultor/es. Durante este período esperam-se os seguintes produtos:

  • Desk Review Briefing dos Consultores;
  • Finalizar a metodologia a ser utilizada e preparar o relatório inicial (Inception Report);
  • Recolha de dados quantitativos e qualitativos (através de entrevistas, questionários, etc);
  • Preparar a primeira versão do Documento sobre o Conhecimento e Aprendizagem produzido pela PROGRESSO;
  • Base de dados das entrevistas Quantitativa e Qualitativa – ficheiros partilhados em excel e/ou Stata;
  • Produzir histórias de sucessos, mudanças mais significativas, lições aprendidas e modelos experimentados com sucesso;
  • Workshop de validação com os stakeholders;

Documento sobre o Conhecimento e Aprendizagem produzido pela PROGRESSO

Perfil do/s Consultor/es

  • Mínimo de Mestrado, de preferência em gestão de educação, ciências sociais, ou em disciplinas relevantes;
  • Mínimo de 5 anos de experiência profissional na área da educação, Base de dados, direcção de pesquisas qualitativas e quantitativas e supervisão de equipas;
  • Experiência na elaboração de estudos sobre gestão de conhecimento, sobretudo na área de educação, saúde e cidadania;
  • Experiência na elaboração de estudos sobre engajamento comunitário em projectos;
  • Profundos conhecimentos sobre políticas e dinâmicas do Sistema Nacional de Educação;
  • Conhecimentos sobre igualdade de Género e inclusão social;
  • Experiência em gestão de projectos e/ou avaliações constitui uma mais-valia;
  • Excelentes qualidades de análise;
  • Excelentes capacidades de redacção;
  • Fluência em Português e Inglês é um requisito essencial.

Processo De Candidatura

O/os Consultor/es interessados podem apresentar a sua candidatura de um máximo de 15 páginas divididas em três partes:

Proposta técnica

  • Sua compreensão sobre os TdR, escopo de trabalho e o plano de execução;
  • Metodologia detalhada;
  • Controlo e garantia de qualidade;
  • Estrutura da equipa (explicando os papéis de cada um e incluir os CV’s completos de cada membro).

Plano de Trabalho Detalhado

Proposta financeira

  • Orçamento detalhado incluindo impostos;
  • Forma de pagamento.

O consultor, ou grupo de consultores, vai trabalhar em estreita coordenação com a equipa de gestão a nível nacional e dos escritórios provinciais (Niassa, Cabo Delgado).

Condições Gerais

A PROGRESSO é detentora dos direitos associados a propriedade intelectual sobre o material e documentos produzidos durante a consultoria. É vedado ao Consultor ceder ou publicar quaisquer informações e/ou documentos, objectos desta consultoria, sem prévia autorização da PROGRESSO.

O pagamento dos encargos tributários referentes a esta consultoria cabe à responsabilidade do Consultor, de acordo com a legislação vigente que rege a contratação de serviços de consultoria independente.

[1] David A Kolb (1984): Experiential Learning: Experience as The Source of Learning and Development.


Validade: 10 de Janeiro

;