Vaga Para Director de Projecto - Bonsjobs

Vaga Para Director de Projecto

 


Título da Posição:                          Director de Projectos
Reporta directamente:                 Director Executivo
Supervisiona:                                 Gestor de Recursos Humanos,
Director Técnico,
Gestor de M&A,
Gestor Financeiro e Administrativo
Localização da Posição:                    Maputo

Resumo da Posição:

A Organização Comunitária para Saúde e Desenvolvimento (OCSIDA) é uma Organização Não      Governamental moçambicana fundada em 2005 e com sede na Província de Gaza. A OCSIDA possui mais de 16 anos de experiência na implementação de projectos HIV e desenvolvimento comunitário, incluindo a implementação de projectos de apoio à Crianças Orfãs e Vulneráveis (COVs), intervenções de “Determinadas, Resilientes, Empoderadas, Livres de Sida, Mentoradas e Seguras” (DREAMS) para raparigas adolescentes e mulheres jovens (RAMJ), e actividades relacionadas com projectos de água e saneamento.

A OCSIDA procura para o seu quadro de pessoal candidatos qualificados para o cargo de Director(a) de Projecto para o novo projecto de apoio à COVs/DREAMS denominado FILOVC, financiado pela USAID com fundos do PEPFAR. Este projecto é implementado nas províncias de Maputo Cidade, Maputo Província, Gaza e Inhambane.

O/A Director(a) de Projecto será responsável pela planificação geral, implementação e gestão de desempenho do projecto.

 

As principais responsabilidades do/a Director(a) de Projecto incluem a liderança estratégica, direcção técnica e operacional geral de todo o projecto (incluindo operações, administração, logística, aquisições, orçamento e responsabilidade financeira).

O/A Director(a) de Projecto garantirá uma gestão integrada entre as diferentes componentes e as principais partes interessadas, e um foco em alcançar os resultados definidos no acordo com o doador dentro do prazo e limites do orçamento.

Espera-se que esse indivíduo identifique problemas e riscos relacionados com a implementação do projecto em tempo útil e recomende as alterações apropriadas  para a melhor implementação do projecto.

Ele/Ela supervisionará a implementação do projecto e garantirá o cumprimento dos prazos de acordo com os requisitos de relatórios, e as regras e regulamentos da USAID.

O/A Director(a) de Projecto irá coordenar com o Governo de Moçambique, outros doadores, organizações implementadoras do Governo dos EUA e outras ONGs. O/A Director(a) de Projecto deverá      demonstrar capacidade de trabalhar em ambientes complexos e gerir mudanças de forma estratégica. O/A Director(a) de Projecto reporta directamente ao Director Executivo da OCSIDA e estará baseado na Cidade de Maputo.

 

Funções essenciais da posição:

  • Responsável pela coordenação e gestão geral do projecto FILOVC, incluindo as actividades e a equipe do projecto.
  • Responsável por garantir que o programa seja tecnicamente sólido e alinhado com a orientação do PEPFAR e com as melhores práticas internacionais ligadas à programas para COV e RAMJ.
  • Servir como o principal elo de ligação com a USAID em aspectos relacionados com a gestão programática e técnica do projecto.
  • Garantir a submissão atempada de entregáveis de qualidade, incluindo planos de trabalho anuais, relatórios trimestrais e anuais, relatórios de dados mensais, relatórios financeiros, planos de monitoria, avaliação e aprendizagem, entre outros.
  • Garantir o estabelecimento e uso de sistemas claros e realistas de fluxo e validação de dados.
  • Assegurar uma boa coordenação entre as funções de operações e técnicas para submissão dos relatórios de resultados dentro do prazo, de acordo com os parâmetros orçamentais e em conformidade com todas as regras e regulamentos aplicáveis.
  • Supervisionar todos os funcionários e consultores do projecto, garantindo uma planificação, coordenação e submissão de relatórios de resultados. Isso inclui garantir o recrutamento das pessoas qualificadas para as diferentes posições no projecto observando o princípio de transparência      e uma indução adequada.
  • Estabelecer uma estrutura clara e funcional de comunicação responsabilidade e monitoria do projecto.
  • Supervisionar e monitorar todos os sub-parceiros do projecto e membros do consórcio, garantindo uma planificação, coordenação e submissão de relatórios de resultados com base em directrizes claras de prestação de contas para garantir uma gestão contratual eficaz do consórcio.
  • Garantir a conformidade do projecto com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis (do Governo de Moçambique, USAID, PEPFAR, e da OCSIDA). Isso inclui a interpretação de orientações técnicas e administrativas para equipes de projecto para melhor conformidade, monitoria e solução de problemas identificados no âmbito da implementação.
  • Representar o projecto junto a entidades governamentais e governo dos EUA.
  • O/A Director(a) de Projecto reporta directamente ao Director Executivo da OCSIDA

 

Requisitos mínimos:

  • Mais de 11 anos de experiência, com responsabilidade acrescida, na gestão de programas complexos de apoio à COVs, RAMJ, saúde pública, HIV e Sida, ou proteção da criança, de preferência em Moçambique. A experiência clínica é uma vantagem.
  • Mestrado em saúde pública, serviços sociais, gestão, administração de empresas ou um grau equivalente. Alternativamente, será considerado um diploma de Licenciatura com mais de 12 anos de implementação comprovada de implementação de projectos similares   com responsabilidade acrescida.
  • 5 anos ou mais de experiência comprovada na gestão de grandes equipes de projecto localizadas em diferentes províncias de Moçambique.
  • Experiência de supervisão directa de outros gestores e pessoal de apoio.
  • Experiência em gestão financeira, gestão de pessoal e gestão técnica de projectos financiados pela USAID será uma grande vantagem.
  • Capacidade comprovada de liderança e gestão relacionada à gestão do projectos, incluindo gestão de orçamento e pessoal, motivação e supervisão dos esforços da equipe, e gestão sólida de desempenho.
  • Sólidas habilidades interpessoais.
  • Amplo conhecimento e experiência com as práticas de gestão administrativa e gestão de aquisições da USAID.
  • Forte comunicação oral e escrita. Especialmente na elaboração e apresentação de documentos relacionados com o projecto.
  • Fluência em inglês e português – escrito e falado.
  • Familiaridade e compromisso com a abordagem da igualdade de gênero, incluindo acções demonstradas para melhorar a igualdade de gênero.

Esta descrição de tarefas resume as principais funções do trabalho. Não prescreve nem restringe as tarefas exactas que podem ser atribuídas para realizar essas funções. Este documento não deve ser interpretado de forma alguma como um contrato de trabalho. Reservamos o direito de actualizar este documento a qualquer momento.

Data Limite: 25 de Março de 2023.

Como se candidatar: Envie sua carta de motivação (1 página) e Curriculum Vitae (máximo de 3 páginas), e os dados de contacto de pelo menos três referências profissionais para recrutamento.023@ocsida.org até o dia 25 de Março de 2023.

Cidadãos moçambicanos são fortemente preferidos e são encorajados a se candidatar.

;